top of page

Evento ERER

Todos Pela Educação &
Mahin Consultoria Antirracista

27 e 28 de junho

Hotel B - SHN Qd. 5 Lote L, Bloco J Asa Norte – Brasília - DF

Equidade Étnico-Racial na Educação Básica: Desafios e Oportunidades para 2023-2026.

O evento foi promovido em Brasília pelo Todos Pela Educação e pela Mahin Consultoria Antirracista, nos dias 27 e 28 de junho, traçando um marco significativo na luta pela equidade racial na Educação brasileira.

Durante dois dias, gestores públicos de todo o país, especialistas, educadores, tomadores de decisão e representantes de movimentos negros, quilombolas e indígenas se uniram para construir compromissos coletivos para a promoção da equidade étnico-racial na Educação Básica. Mais de 20 secretarias estaduais de Educação e cerca de 40 organizações sociais participaram do encontro, reforçando a importância do tema.

A Duo foi responsável neste projeto pela produção executiva do evento, incluindo planejamento estratégico, criação do conceito criativo, identidade visual, escolha da mestre de cerimônias, da atração artística, dos brindes, da logística dos convidados, da contratação do cerimonialista, além de criação de roteiro de plenária e speech de mestre de cerimônia. 

 

Para realizar esse evento, a Todos pela Educação convidou toda a equipe da agência para participar da trilha de formação antiracista, ministrada pela Mahin Consultoria Antirracista, a fim de formar e aprofundar o tema junto a todos os profissionais envolvidos no evento.

 

Já com relação ao KV (Key Visual) da campanha, o designer da equipe, Tim (instagram : timernani) teve todo seu pensar no artesanato brasileiro e na multiplicidade de etnias e corpos. As cores e texturas vieram para reafirmar esse posicionamento e, em termos de comunicação e cenografia do evento, evitaram a saturação e superexposição dos personagens, além de dar suporte e criar uma ambientação que ressaltasse essa pluralidade étnica.


Assim, foram usadas texturas que remeteram aos povos negros, indígenas e latinos, além de diferenciados tons de pele. Também foram usados o sistema de comunicação ancestral Adinkras, como elementos gráficos em painéis e nas roupas dos personagens.
 

É importante ressaltar também que, ao criar uma identidade forte altamente reconhecível a partir dos personagens do KV, foi possível usar os personagens em separados, para contemplar os diversos formatos de painéis, e-mails marketings, cards de redes sociais e outros materiais impressos, não precisando usar sempre o mesmo grupo de personagens. As cores e texturas também serviram para dar suporte a essas comunicações em que não apareceram o KV completo. 

 

A DUO trouxe um toque intimista e muito sofisticado trazendo a Orquestra Filarmônica AfroBrasileira (Filafro) para abrir o evento e fazer algumas apresentações durante a plenária.

 

Já em relação aos brindes, procurou valorizar os artesanatos regionais das nossas matrizes africanas e indígenas, trazendo peças exclusivas da Maria do Bairro e Dedo de Gente.

 

A Cooperativa Dedo de Gente é resultado do aprendizado e do trabalho, artesanalmente concebidos e pacientemente aprimorados, desde 1996, pelas

diversas unidades de produção solidária, denominadas “fabriquetas”, formadas e dirigidas por moças e rapazes do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas. Cada produto tem, como atestado de qualidade, a riqueza do sertão das gerais, mineira e cuidadosamente elaborada.

 

O Instituto de Assistência Social Maria do Barro tem como missão o apoio, e/ou promoção a defesa de iniciativas voltadas para pessoas e grupos socialmente vulneráveis, com destaque para assistência social, desenvolvimento integral infanto-juvenil e direitos fundamentais das mulheres e das diversas opções de gênero visando seu desenvolvimento e seu processo de organização social. 

 

Todo o paisagismo do evento, bem como serviço de A&B foi pensado, junto à Todos pela Educação, na valorização de nossas plantas e comidas brasileiras.

bottom of page